ABLAÇÃO DE TUMOR HEPÁTICO
ABLAÇÃO DE HEPATOCARCINOMA
O hepatocarcinoma ou carcinoma das células hepáticas é o quinto câncer mais comum em homens e o oitavo em mulheres, sendo o quarto tipo de câncer que mais mata no mundo. Se desenvolve a partir de mutações genéticas nos hepatócitos (células do fígado ). A cirrose hepática é a principal causa, tendo como fatores de risco para desenvolve-la, o uso abusivo e crônico de alcool e hepatites virais.
Os sintomas desta doença são inespecíficos e costumam estar relacionados a perda da função do fígado e geralmente já indicam estágio avançado da doença!
-
Mal estar geral;
-
Emagrecimento;
-
Dor abdominal difusa;
-
Perda de apetite;
-
Acúmulo de líquido na barriga.
Portanto, é de extrema importância, que na presença de fatores de risco, sejam realizados exames de triagem para o diagnóstico precoce e tratamento adequado.
A ablação tumoral dirigida por imagem é recomendada em pacientes com hepatocarcinoma em estágio inicial, sendo um tratamento definitivo, tal qual cirurgia, com resultados muito semelhantes a ressecção cirúrgica, mas com índice de complicações menores.
ABLAÇÃO DE METÁSTASE COLO RETAL
O câncer colorretal se desenvolve no cólon (intestino grosso), reto ou ânus. É o segundo câncer mais comum em mulheres e homens. Seus principais fatores de risco são:
-
Dieta rica em carne vermelhas, processadas (mortadela, salsichas, etc) e gorduras
-
Falta de exercícios físicos;
-
Obesidade;
-
Tabagismo;
-
Alcoolismo;
-
Histórico familiar;
-
Doenças hereditárias intestinais.
Os sintomas mais comuns do câncer colo retal são:
-
Sangramento durante a evacuação
-
Alteração do hábito intestinal
-
Anemia sem causa conhecida
-
Emagrecimento intenso
-
Fezes escuras
O câncer colorretal, quando em estágio avançado, gera metástases (que são lesões em outros órgãos). O sítio de metástases mais comum é o fígado. Estas lesões podem ser tratadas com a radioablação em alternativa à cirurgia.